Reino Unido começa testes com sangue capaz de detectar mais de 50 tipos de câncer

O NHS, serviço de saúde nacional do Reino Unido, iniciou nesta segunda (13) um teste de sangue, conhecido como o maior do mundo. A ideia deste projeto é detectar mais de 50 tipos de câncer antes mesmo dos sintomas.

O teste de Galleri, feito pela empresa Grail, dos EUA, examina o DNA no sangue do paciente, e consegue observar se há algum indício de células cancerosas. Como se sabe, o diagnóstico precoce de câncer pode salvar vidas. E um elemento que garante um diagnóstico ainda mais precoce do que o atual pode ser importante para aumentar a sobrevivência de futuros pacientes.

O NHS afirmou que busca recrutar 140 mil voluntários na Inglaterra para ver se o teste funciona bem, fazendo parte de um ensaio clínico randomizado. Metade dos participantes terá sua amostra de sangue examinada por este teste imediatamente.

“Precisamos estudar o teste de Galleri com cuidado para descobrir se ele pode reduzir significativamente o número de cânceres diagnosticados em um estágio tardio”, disse Peter Sasieni, professor de prevenção do câncer no King’s College, em Londres.

“O teste pode ser um divisor de águas para a detecção precoce do câncer e estamos entusiasmados por liderar esta importante pesquisa.”

A causa mais comum de morte por câncer no Reino Unido é o câncer de pulmão, representando 45% das mortes pela doença no país.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: